quarta-feira, 13 de maio de 2015

UM POUCO SOBRE WINNIPEG



Oi gente!!!

Hoje vamos falar um pouco sobre Winnipeg, focando nos principais motivos que nos fizeram querer sair do Brasil.

Um deles foi a violência. Então vamos falar um pouco dela aqui e no Canadá.

Somos de São Paulo (Capital) onde a violência estampa todos os dias nossos jornais. Uma triste realidade que por mais que já seja conhecida por nossos governantes só piora a cada dia.

 fonte: G1

Tratando-se de serviços públicos vamos começar pela educação. A todo momento ouvimos o jargão “Brasil, a pátria educadora”. Uau... parece o máximo. Mas a realidade é: cada dia que passa a verba para a educação diminui. Lá no Canadá, as crianças a partir de 5 anos tem direito à educação gratuita e de qualidade mesmo para estrangeiros. Caso você vá para o Canadá por meio de estudos, seu filho também terá direito à escola gratuita.

E a saúde? Antigamente aqui no Brasil ter plano de saúde era sinônimo de que você teria um bom e rápido atendimento, já que não podia contar com o serviço público. Hoje nem pagando mais (já que você já paga impostos que deveriam custear a saúde pública) é garantia de bom atendimento. No Canadá a saúde funciona um pouco diferente e varia de província para província, então vamos falar de um pouco de Manitoba. Lá o estrangeiro que tem um visto temporário, exceto turismo, ou possua o PR (Permanent Residente) tem direito à saúde pública gratuita, garantindo atendimento de emergência. Existe também o plano de saúde que é pago para a província, que garante descontos em medicamentos, atendimento odontológico, consultas e tratamentos de rotina. E tem mais uma particularidade: o médico de família que cuida de você e de sua família independente da especialidade. É uma espécie de clínico geral que te acompanha e caso seja necessário te encaminha para o especialista. Achei bem legal isso. Mais detalhes sobre a saúde em Manitoba, acesse o site .

O transporte público também é um fantasma que assombra praticamente todos os brasileiros. Não temos muito gabarito para falar sobre o transporte público já que ainda não vivemos essa experiência ainda. Mas de tudo o que temos pesquisado vimos que ele funciona muito bem em todo Canadá, porém em Winnipeg ele ainda tem algumas coisas que precisam ser melhoradas com relação ao mapa de atendimento, mas com certeza você encontrará conforto e principalmente pontualidade. Ah, e também tem a questão dos passes que você compra por período (pode ser diário, semanal, mensal). Sabemos que no mensal você pode fazer uso quantas vezes quiser. Igualzinho ao bilhete único que você tem 3 horas para usar até 3 ônibus (risos). Caso queira conhecer mais, acesse o site da empresa que faz o transporte.

Acredito que esses sejam fortes fatores para fazer você pensar se vale a pena permanecer no Brasil ou mudar para o Canadá.

O que você tem interesse em saber sobre o Canadá? Deixe suas dúvidas nos comentários e nos ajude a fazer um blog para vocês.

Terminamos o post com um vídeo com vários lugares de Winnipeg.



Abraços congelantes !!
Thi e Ari

3 comentários :

  1. Muito bom. Sou Angolana e estou pensando em imigrar para o Canada, estou ainda na fase de pesquisas.

    ResponderExcluir
  2. Sabem me informar a partir de que idade a criança tem acesso ao ensino gratuito para filhos de estrangeiro com permissão de estudo (full time)? Isso em Manitoba.

    Obrigada, desde já.
    Fernanda

    ResponderExcluir

Compartilhe, deixe seu comentário, sua duvida!

Real Time Analytics