terça-feira, 12 de maio de 2015

O TEMIDO IELTS



Olá pessoal !!

Uma das coisas mais importantes para se ter sucesso nas terras do Maple ou em qualquer outro lugar onde se decide morar ou estudar é o idioma. O Canadá é um país bilíngue: inglês e francês, porém vamos focar mais no inglês, já que o Francês é principal língua do Quebec que é outra província do Canadá, mas que mais parece outro país. Lá as coisas funcionam diferente da maior parte do Canadá, a começar pelo idioma.

Então vamos ao inglês. Lembra o post que fizemos sobre o FSW e que um dos requisitos era o inglês? Então, para estudar não é diferente.

Quero começar falando que existem dois tipos do teste de proficiência chamado IELTS: o General Training que é o exigido para a imigração e o Academics que tem fins acadêmicos clique aqui e veja mais detalhes sobre a destinação de cada tipo de exame. Além disso, tem o CELPIP que é um teste do Canadá e só pode ser realizado lá. Dizem que é mais fácil, pois no writing, por exemplo, você usa o computador e tem corretor ortográfico em inglês (ai facilita né?!?).

Como não vamos aplicar para nenhum processo de imigração logo de cara, meu foco será o Academics. Então voltei a estudar para poder conseguir um bom score e assim entrar direto no College, sem a necessidade de fazer inglês preparatório, o famoso Pathway. Uhuuuuu.

Mas e se eu não conseguir um score tão bom ou então não realizar o teste? Bem, faço a matrícula e a carta de aceitação do College será condicional à realização de um curso de inglês, que normalmente é no próprio College, mas se lá não tiver o Pathway, provavelmente terá uma escola de idiomas conveniada. Aí chegando lá farei uma prova de nivelamento para definir o tempo que terei que estudar inglês.

Como estamos guardando todos os centavos possíveis e imagináveis e para ajudar eu estou desempregada, não dá para fazer um curso de inglês preparatório, até porque é bem caro (vi por R$ 3.000,00 numa escola que é autorizada a aplicar o teste).

Então o jeito foi googlar e deixo alguns links que estou usando para estudar:
http://www.britishcouncil.org.br/ - entidade autorizada a aplicar o teste. Atualmente custa R$ 500,00 e em São Paulo só tem vaga a partir de setembro.

Tem também os aplicativos para celular: Wlíngua e Duolingo.

Bem, agora é arregaçar as mangas, meter a cara nos materiais e estudar.

Como está o inglês de vocês?? Vão encarar o IELTS?

Gostaria de deixar claro que existem vários outros testes de proficiência, porém no Canadá o mais aceito é o IELTS, mas vale muito a pena ver se o seu College aceita outro teste como o TOEFL por exemplo.

Se tiverem dúvidas, dicas, questionamentos, críticas ou quiserem apenas dizer oi, deixem suas mensagens nos comentários.

Abraços gelados!!!

Thi e Ari

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Compartilhe, deixe seu comentário, sua duvida!

Real Time Analytics