quarta-feira, 20 de maio de 2015

CLIMA



Oi pessoal !!

Hoje vamos falar de um tema que parece simples, porém é extremamente importante no projeto de mudança para o Canadá: o clima.

Acho que não estamos sendo ousados em dizer que ele pode ser até o fator de (in) sucesso em todo o processo, pois o clima não é só uma questão de temperatura, ele influencia em muitas coisas na vida das pessoas, inclusive no humor.

No Canadá, quanto mais ao norte, onde ficam os territórios, mais frio. Na região de British Columbia, onde fica Vancouver, o clima é mais agradável, dificilmente neva, mas dizem que chove muito, até por isso é carinhosamente chamada de Raincouver ou Vanchuver. Já em outras regiões a temperatura pode chegar a -40°C. Resumindo: em todo o Canadá há muita variação de clima, visto que seu território é muito extenso.

Segue uma tabela com as principais cidades e suas variações de temperatura para termos ideia a variação de lugar para lugar de acordo com os meses do ano:


Quando começamos nosso projeto, o primeiro fator determinante foi o clima, por isso optamos por Vancouver. Até cogitamos Toronto, que mesmo fazendo muito frio é uma cidade muito bem preparada, mas entendemos que seria muito difícil a adaptação. A maior preocupação é comigo (Ari), pois bateu um ventinho eu estou encapotada. Morro de frio (risos).

As coisas estavam praticamente decididas, massssssssssssssssss tivemos que rever nossos planos, pois mesmo sendo um lugar com o clima mais ameno é muito caro e isso faria com que nosso projeto demorasse mais tempo para sair do papel. Bem, o clima que era o fator predominante em nossa decisão passou a ser coadjuvante.

Mas nossa decisão nem foi tão radical assim (risos). Só trocamos um inverno que quase não neva e nem faz temperaturas negativas para um inverno que bate -40°C e que neva de novembro a março. Num primeiro momento, senti medo de não conseguir me adaptar, e tenho medo ainda, pois nunca fomos para lá, mas por outro lado para nós pareceu mais vantajoso.

Vocês viram o post TUDO NA VIDA TEM UM PREÇO?  A mudança de lugar também cobrou um preço e colocando na balança, vimos que estamos dispostos a pagá-lo. Sabemos que a adaptação vai ser mais difícil, mas estamos dispostos já que para nós é para um bem maior.

Então vamos pensar nas coisas boas. Desde criança via o clássico filme que passava no Natal (Esqueceram de mim) e ficava sonhando com um Natal branquinho enquanto derretia de calor. Lá em Winnipeg a probabilidade de realizarmos esse sonho é de praticamente 100%. Vamos poder fazer bonecos de neve, esquiar, patinar no gelo e muito mais. Ah, e um dos meses mais quentes é agosto. O mês do meu aniversário!!!! Uhuuuuu

Para nos preparar, temos pesquisado muito sobre o clima, roupas, atividades, como as pessoas que estão lá fazem para se virar, etc. assim não seremos pegos tão de surpresa.

Bem, uma dica que podemos dar é: leve o clima em consideração, pois tem gente que fica com depressão por conta do tempo ruim, já que o convívio social pode diminuir e também tem gente que tem a necessidade de estar exposto ao sol, o que com neve vai ser difícil. Pense bem se esse fator pode ser coadjuvante ou se será o principal item na escolha do lugar.

E você? Tem problemas com o frio ou então teve seu projeto alterado por conta do clima? Conta pra gente nos comentários.

Abraços congelantes !!
Thi e Ari

Um comentário :

  1. Legal o post. De fato a temperatura é algo a se pensar em um projeto de imigração e o local para aonde vamos pode fazer toda a diferença. Mas não querendo desconsiderar as temperaturas baixas do Canadá, eu pessoalmente não me dou muito bem com o calor e nem com o sol. Sol é necessário, mas quando você passa uma vida inteira sentindo dor de cabeça cada vez que sai ao sol e se vê obrigado a usar óculos escuros mesmo em dias nublados, acho que não vou sentir tanta falta assim. Pelo menos espero :-D.

    ResponderExcluir

Compartilhe, deixe seu comentário, sua duvida!

Real Time Analytics