sábado, 16 de maio de 2015

TUDO NA VIDA TEM UM PREÇO

Oi gente !!

No post de hoje queremos fazer você refletir sobre a decisão de se mudar para o Canadá.

Bem, um tempo atrás eu (Ari) fiz um curso de Coaching Pessoal e Profissional para me aperfeiçoar profissionalmente, visto que atuo com Gestão de Pessoas.  Mas no fundo ele foi mais importante para minha vida pessoal.

Um dos maiores ensinamentos que tive foi: quando temos um sonho, um projeto ou um objetivo, para alcançá-lo temos sempre que abrir mão de outra coisa. Esse é o preço a se pagar.

Então essa também foi uma reflexão que tivemos que fazer no dia em que decidimos que queríamos deixar o Brasil em busca de mais qualidade de vida e sempre fazemos quando alguma coisa muda. Não é fácil, rola estresse, choro, dúvida. É uma barra ter que colocar todos os prós e contras para decidir se vai valer a pena o preço que iremos pagar.

Pensamos desde a carreira que temos aqui no Brasil, com todo o tempo e dinheiro investidos. Se estamos realmente dispostos a recomeçar e que talvez nem consigamos alcançar o mesmo “nível” que temos aqui no Brasil.

Os bens que vamos nos desfazer e que não são apenas bens e sim uma parte de nossa história. Temos presentes que ganhamos quando casamos que tem o valor sentimental muito maior do que o valor monetário. Nessas horas temos infelizmente que desapegar, pois o carinho de quem nos deu e o nosso carinho por todos é infinitamente maior que qualquer bem.

Mas quando falamos de preço a pagar, o lado emocional é o que cobra mais caro. Eu (Ari) sou filha única e minha mãe mora sozinha. No dia em que contamos para ela do nosso projeto ela chorou muito. E ainda hoje quando falamos Canadá ela chora. Para mim essa está sendo a parte mais dolorosa de tudo. Por outro lado ela está nos apoiando muito e entende os motivos que nos levaram a tomar essa decisão.

A família do Thi também está sentida e ao mesmo tempo incentivando. Eles já tem alguns familiares que experimentam ou já experimentaram viver em outro país o que parece ser mais fácil para eles entenderem e aceitar.

Já chorei muito por causa disso também, pois como nossa intenção não é voltar (pelo menos não tão cedo), pode ser que algumas pessoas que amamos nem estejam mais nesse plano quando viermos ao Brasil e para mim é muito difícil pensar nisso e não ficar balançada.

Como é difícil tomar decisões que não vão interferir só em nossas vidas, mas na vida de todos que amamos. Porém é preciso encarar a situação e nesta hora ser racional.

Outro ponto que pesa muito é que ainda não temos filhos e acredito que se continuarmos aqui no Brasil vai ser muito difícil ter um, pois as coisas estão tão ruins (saúde, educação e principalmente segurança) que temos que ser muito corajosos para colocar uma vida neste mundo.

Mas o nosso sonho de ser pai e mãe é maior do que isso. E a nossa vontade de dar uma vida melhor para nossos filhos é maior ainda e estamos dispostos a qualquer sacrifício para isso. E o maior sacrifício será deixar nossos pais, familiares e amigos aqui para começarmos uma vida nova longe, mas que sabemos que para nossos filhos será o melhor, mesmo que sejam criados longe de nossos familiares. A única coisa boa nisso é que hoje, com o acesso que temos à tecnologia, podemos dispor de recursos que nos ajudam a encurtar a distância. Todo pai quer o melhor para seus filhos e conosco não é diferente, mesmo que eles ainda não tenham nascido.

Taí o tamanho da conta a pagar. Vale a pena? Para nós sim.

Vocês já fizeram essa reflexão e viram se estão realmente dispostos a abrir mão de tanta coisa importante por um futuro incerto?

Compartilhem com a gente como foi ou está sendo esse momento de colocar tudo na balança para decidir se é melhor ir ou ficar.


Abraços congelantes !!!
Thi e Ari

4 comentários :

  1. Excelente post!!

    Na verdade estamos passando por algo parecido. Minha mãe passou o ano de 2014 fazendo sessões de quimioterapia e ela ainda não está curada. Agora às vésperas de irmos descobri que ela terá que fazer radioterapia. Eu sou o único filho que mora na mesma cidade e meus irmãos estão razoavelmente longe. O que está pesando mesmo é isso.

    Já da parte da minha esposa - a família dela aqui na cidade é enorme - e separar-se dos sobrinhos, pais e irmão é que pode ser mais doloroso.

    Mas como vc bem disse, para alcançarmos algo devemos abrir mão de alguma coisa. É a vida.

    Temos fé em Deus de que Ele está no comando abrindo os caminhos e nos guiando nas decisões mais difíceis.

    Grande abraço pra vcs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigos do Serra Canadense.
      Que situação difícil para vocês, mas com certeza valerá cada sacrifício.
      Estimamos melhoras para a sua mãe e que ela esteja recuperada em breve.
      Grande abraço!!
      Thi e Ari

      Excluir
  2. Ari,

    meu nome é Natalie, eu e meu marido estamos de mudança para o Canada no final do mês de julho e nossa intenção também é a de não voltar mais. Quando li seu post me vi na sua situação, pois são as mesmas emoções e reflexões que vivemos fazendo. Queremos ter filhos, mas no Brasil não podemos nem pensar na possibilidade. Pretendemos ter filhos no Canada, onde terão uma melhor qualidade de vida, mas tudo ao custo de estar longe dos que amamos, pais, irmãos, avós e etc.

    Também tenho experiência na área de gestão de pessoas, mas por ser de pouco tempo não sei dizer se consigo uma colocaçaõ nessa área no Canada. Meu marido vai praticamente abrir mão da experiência de trabalho dele, por não ser válida no Canada. Ou seja, estamos indo na cara e na coragem, sem saber se é a melhor decisão e se tudo vai dar certo. Muita ansiedade, medo, apreensão, um mix muito grande de sentimentos.

    Se deus quiser as coisas vão se acertar. A vida no Brasil não é fácil por diversos aspectos, a vida no Canada também não será fácil por diversos outros aspectos. Precisamos colocar na balança e ver o que para gente pesa mais.

    Desejo muito sucesso e sorte para vocês nesta empreitada.

    Beijos
    Nat
    sagacanada@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nat,
      é uma decisão bem difícil, mas se formos pensar nossa vida é feita de escolhas. Umas dão certo, outras nem tanto. Porém o mais importa de tudo é não desistir de nossos sonhos e objetivos, mesmo que isso nos custe um alto preço.
      Boa sorte para vocês também e continuem participando do blog.
      Abraços!!
      Thi e Ari

      Excluir

Compartilhe, deixe seu comentário, sua duvida!

Real Time Analytics