sábado, 9 de maio de 2015

O GIGANTE CANADÁ... HAJA LUGAR PARA ESCOLHER...




Oi pessoal!

No post anterior contamos que decidimos pelo Canadá depois de uma palestra no Salão do Estudante. Agora vamos contar qual o lugar do Canadá, já que ele é imenso.

Bem,  para quem não sabe, o Canadá é divido em 10 províncias e 3 territórios que poderíamos “comparar” ao estados aqui no Brasil. Essas províncias e territórios são bastante autônomos, inclusive no tocante à imigração. Mas uma coisa é fato: Oh terra fria...

O primeiro lugar que nos encantou foi Vancouver, também conhecida como Raincover ou Vanchover ou ainda como “o Rio de Janeiro que deu certo”. Sempre figurando como uma das melhores cidades do mundo para se viver segundo várias pesquisas (link de uma das pesquisas). Localizada na província de British Columbia e é um dos lugares menos frios no Canadá. É lindo gente (pelo menos pelas fotos...rs). Só que tem um dos custos de vida mais caros do Canadá.


Pensamos em Toronto, que fica na província de Ontário, onde também fica a capital do Canadá (Ottawa). É a “São Paulo que deu certo”, ideal para quem é do mercado financeiro. Uma cidade que faz muito frio, mas é extremamente preparada para isso.

Nossa primeira decisão foi baseada no clima. Achamos que seria muito ruim Toronto e optamos por Vancouver. Ai começou a nossa saga. Fizemos contato com algumas agências de intercâmbio, consultoria com uma profissional de imigração, até que em um papo com um consultor muito bom que entendendo nossa necessidade (baixo budget) nos apresentou Kelowna, que é uma cidade de interior na região de Vancouver, onde o custo de vida é mais baixo. Ficamos super animados, mas depois chegamos à conclusão de que o mercado também é menor, ou seja, menos oportunidades. Aí voltamos para Vancouver.

Pesquisa vai, pesquisa vem e vimos que era muito caro e com isso demoraríamos muito para conseguir levantar a grana, então confesso que demos uma desanimada e nosso projeto deu uma cochilada... porém as pesquisas continuaram e nesse momento começamos a estudar mais possibilidades, fazer mais contatos até que um dia recebi um e-mail de uma agência de intercambio convidando para uma palestra sobre estudar no Canadá e imigração através dos estudos e lá fomos nós. Lá o foco era Manitoba, uma província bem fria, especialmente Winnipeg sua capital.

Aí o clima que foi o primeiro fator que nos fez optar por Vancouver ficou totalmente de lado e agora nosso foco é a também conhecida Winterpeg. Deste dia em diante, focamos nas pesquisas e agora acreditamos que não mudaremos mais de ideia.

Vocês devem estar pensando: nossa, que casal mais confuso, vive mudando de ideia. Mas gente, a estratégia muda mesmo, pois o Canadá sempre muda suas regras com relação à imigração, então temos que acompanhar.

O que queremos passar com este post é: não tenham medo de mudar de ideia, mudar de estratégia. É melhor fazer isso na fase de planejamento do que colocar uma coisa na cabeça e não estar aberto a novas informações e ter suas chances diminuídas. Mas pessoal, cuidado: tem horas que a cabeça dá nó, porém tenho certeza de que no final tudo vai compensar.

Ufa. Acho que é isso. Nos próximos posts vamos contar as outras mudanças de ideia que tivemos.

Abraços congelantes!!!!

Thi e Ari

5 comentários :

  1. Ari, vocês não são confusos. Nossa ideia inicial era Toronto, fiz intercambio lá em 2010, mudamos de ideia quando fomos lá à passeio no fim do ano e por fim mudamos de ideia novamente e estamos com viagem marcada para comecara vida em Winnipeg em julho desse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalie!!
      Ai que bom "ouvir" alguém de fora dizer que não somos confusos (risos).
      Que bacana!!! Espero encontrar vocês em breve em Winnipeg.
      Mandem notícias!!
      Obrigada pela participação.
      Thi e Ari

      Excluir
  2. Olá, estou como vcs, começamos (eu e meu marido) por Ontário e já passamos por todas as cidades da GTA e agora estamos começando a estudar a possibilidade de ir para Winnipeg e estamos bastante animados.
    Vai dar certo!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Acredito que eu e minha família estamos na mesma situação que a de vocês, grana pesa demais, temos 2 filhas e nossos planos de imigração é mudar no final deste ano, nossa filha vai completar 5 anos em maio de 2017 vcs sabem se ela já pode se matricular na escola ou é só com 5 anos completos?

    ResponderExcluir

Compartilhe, deixe seu comentário, sua duvida!

Real Time Analytics