sexta-feira, 12 de junho de 2015

CARGA PESADA – PARTE I

Oi Pessoal !!!

Para comemorar nossa independência no ano de 2015, já que até 31/05 nosso rico dinheirinho ganho com o suor do nosso trabalho foi todo para nosso excelentíssimo governo através de impostos, taxas e contribuições fizemos esse post falando sobre a carga tributária no Canadá. Se quiserem mais informações sobre o tempo que trabalhamos para pagar impostos no Brasil, acesso o site da Exame.

Nossa “revolta” não é trabalhar 5 meses do ano para o governo e sim por não ter o dinheiro devolvido em forma de serviços públicos decentes e pior ainda, só ver desvios e mais desvios em atos de corrupção.

Mas se vocês pensam que no Canadá a carga tributária é pequena, estão enganados. Ela é razoável, mas em contrapartida o governo faz (muito) bem a sua parte e devolve o dinheiro dos impostos em serviços de ótima qualidade. Aí dá até gosto pagar imposto.

Ainda não somos experts no assunto, mas já temos alguma noção de como funciona, e esse é um tema que deve ser levado em consideração, pois vai interferir diretamente no seu ganho mensal e de quanto precisará receber para se sustentar. No início de nossas pesquisas, calculávamos apenas o valor do salário mínimo vezes a quantidade de horas trabalhadas para saber o quanto seria nossa renda mínima mensal, mas não levávamos em consideração o imposto sobre o salário. 

Para não ficar muito grande e confuso esse post, vamos dividi-lo em duas partes: uma sobre o imposto sobre bens e serviços e outra sobre a renda.

O que achamos mais interessante é que, de uma forma macro (tirando o impostos sobre a renda/ salário), o Canadá tem 2 tipos de impostos sobre produtos e serviços: o Federal e o Provincial. Igualzinho aqui no Brasil que são VÁRIOS impostos municipais, estaduais e federais com várias alíquotas diferentes (risos irônicos). Caso queira saber mais um pouco sobre a carga tributária no Brasil, clique aqui.  

Vamos começar falando sobre os impostos sobre produtos e serviços. Eles são basicamente 3:
GTS (Goods and Services Tax) – é o imposto federal aplicado em todo Canadá e sua alíquota é 5%;
PST (Provincial Sales Tax) – é o imposto provincial e sua alíquota varia de lugar para lugar e vai de 0% à 9,975%;
HST (Harmonized Sales Tax) – é a combinação entre os outros dois impostos (GTS e PST). Ou seja, a província que tem o HST não tem os outros dois.

Abaixo uma figura que mostra o tipo de imposto e a alíquota em cada lugar do Canadá:


A forma de tributação é simples, mas uma coisa que temos que colocar na cabeça é: o preço da etiqueta não é o preço final. Diferentemente do Brasil que o preço da prateleira já está com imposto, no Canadá ele vem bem discriminado na nota mas não está no preço da prateleira. Então cuidado: lembre-se sempre que na hora de pagar sua compra o valor será acrescido do imposto.

Outra coisa bem bacana é que alguns produtos são isentos de tributação, como por exemplo pães, leite e vegetais; grande parte de peixes, medicamentos, dentre outros. Clique aqui e saiba mais sobre essa isenção. 

Não podemos nos esquecer de uma coisa que não é imposto, mas é a prática: a gorjeta (tips). Aqui no Brasil pagamos a taxa de serviço de 10% (opcional), mas lá a regra é dar de 15 a 20% de gorjeta.

Na hora de fazer seu planejamento, não esqueçam de considerar os impostos para saber o quanto precisarão ganhar e o quanto poderão gastar. Acreditamos que no começo deve dar uma confundida, mas depois deve entrar no automático essa questão do imposto.

Bem, essa foi a primeira parte e em breve faremos o segundo post falando sobre a tributação sobre a renda.

Como dissemos, não somos experts no assunto. Essas foram informações que coletamos em sites oficiais. Caso você tenha mais informações e queira compartilhar com todos, coloque por favor nos comentários.

Até breve!

Thi e Ari

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Compartilhe, deixe seu comentário, sua duvida!

Real Time Analytics